Apresentação de Pacientes

 

A atividade de apresentação de pacientes é realizada desde antes da criação do Instituto Vox. Ela se manteve e se mantem como eixo privilegiado nas elaborações levadas adiante no Seminário Fundamentos da clínica do  psicanalista, pelas psicoses. Do inicio até agora se estrutura em parceria com quatro outras instituições: Hospital São João de Deus e Hospital Nossa Senhora de Fátima (locais das apresentações); Rede de pesquisa das psicoses do Forum do campo lacaniano, SP; Associação de Psicanálise Týkhe e Seminário das psicoses realizado no Cep.
Tal atividade visa promover um encontro com o  sujeito psicótico em  condições que lhe sejam permitidos o acesso à fala, assim como de tomada de decisões no diálogo que lhe é proposto. Tais condições, acordadas e repassadas com vista a sua inclusão na experiência, permitem que numa primeira entrevista diante do publico, mantido em silencio, que o laço com o psicanalista seja sustentado. Para tanto, essa iniciativa se vale da orientação presente desde os primeiros momentos do ensinamento de Lacan, qual seja,  sua diferenciação com a clinica psiquiátrica, a partir da qual o paciente é colocado no lugar de ilustração de um saber pré constituído.
A orientação seguida no Instituto Vox considera que os diferentes momentos de elaboração da apresentação de pacientes: entrevista, discussão com o publico e retomada em Outro lugar, participa  diretamente da formação do psicanalista em seu caráter de extensão da Psicanálise, tanto quanto contribue para que um saber marcado por fracassos reconquiste seu lugar decisivo no “saber do psicanalista”.
O acesso à atividade de apresentação de pacientes, pelo Instituto Vox, é reservado a seus membros e convidados.
As datas das apresentações constam no Calendário de atividades do Vox.

Comments are closed