As Vociferações

“Projeto:As vociferações e seus tratamentos possíveis

O objetivo do Projeto “as vociferações”… é, por sua constituição, o de introduzir os fundamentos do que se nomeia como vociferações, a partir da lógica de seu funcionamento, de maneira a articular seus tratamentos possíveis. O parentesco semântico com a voz, pela Psicanálise, não as tornam sinônimas de voz alta e esbravejamento. Mais do que isso, se trata de poder reconhecer uma economia de gozo, incluindo o sacrificial, e a alienação significante, participando de discursos que excluem o sujeito, destruindo em massa os indivíduos.

Tais modalidades discursivas levam a retomar, tanto a crueldade melancólica, quanto a posessão demoníaca. Questões articuladas diferentemente nas obras de Freud e Lacan.

As vociferações evocam o deslumbramento e a devastação, condição que as aproxima da posição feminina de uma forma em que a loucura histérica, e a psicose feminina, se mantêm como guias.

Uma política marcada pelas vociferações ensurdece nosso ambiente, tanto quanto degrada o laço social pelo consentimento a elas. “

Mauro Mendes Dias

O projeto “as vociferações e seus tratamentos possíveis” contará sempre com um conjunto de vídeos sobre diferentes livros que participam da sua fundamentação.

Comments are closed