Atividades e grupos de pesquisa

Como divulgado anteriormente, às atividades do Instituto Vox terão início no dia 04 de março de 2015, às 20:15 h, na Alameda Franca 1604, Auditório.

Algumas mudanças foram introduzidas na dinâmica de funcionamento que contemplam as sugestões dadas na última reunião do ano de 2014, assim como foram implementadas novas iniciativas, de forma a contribuir para o avanço da experiência.

A partir desse ano, por exemplo, os grupos de pesquisa serão responsáveis pelo comentário de textos de Freud que se apresentem como fundamento para o tema que estejam estudando, tal como disponibilizado no site, ícone bibliografia. Essa decisão pretende manter viva a insistência na relação com os textos do fundador da Psicanálise, mesmo quando o tema estudado é um Seminário de Jacques Lacan, ou um de seus Escritos. Da mesma forma qualquer outro tema será norteado por esse tipo de iniciativa suplementar para os grupos de pesquisa inscritos no Vox. Pretende-se que cada grupo possa vir a público, no local e horário das atividades do Vox, de forma a realizar um comentário do texto selecionado. No tocante ao sentido do dispositivo comentário, ele vem sendo esclarecido nas reuniões com os grupos inscritos, assim como se poderá contar em breve com um texto sobre o tema, além de bibliografia, a ser disponibilizada no site do Vox.

Haverão reuniões com cada grupo, já iniciadas, de maneira a escutar sugestões sobre os textos de Freud a serem comentados, assim  como da disponibilidade dos grupos para tal iniciativa. Pretende-se a realização de 4 encontros por ano, seguindo a dinâmica com um comentador, membro do grupo, para cada texto.

Cada um dos grupos de pesquisa passa a escolher um de seus membros para indicar livros ou textos, que mereçam ser lidos enquanto atualização da questão pesquisada. A indicação virá sempre acompanhada de uma sinopse, no máximo 5 linhas, para esclarecer o sentido da indicação. Por isso mesmo, na Bibliografia do site passará a existir um novo item relativo a atualização de cada um dos temas, mulheres, política e psicose, a partir dos quais os grupos se inscreveram.

Tendo em vista que um dos objetivos a ser levado adiante esse ano se refere a uma maior participação dos grupos de pesquisa na dinâmica do Vox, passa a ser da responsabilidade de cada grupo a indicação de dois conferencistas para abordar o tema que vem sendo pesquisado. Na medida em que existam mais de um grupo sobre o mesmo tema, reunem-se os  diferentes participantes de forma a decidir sobre a escolha dos convidados.

Cada indicação de conferencista convidado é participada ao Conselho consultivo, que passa a existir, de forma a contar com os recursos para levar a iniciativa adiante. A organização da vinda dos convidados, contato, reserva do espaço e divulgação é da responsabilidade de cada um dos grupos.

Em função do destaque dado aos grupos de pesquisa esse ano as atividades terão início com um comentário do texto de Freud, Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, a ser realizada pela psicanalista Thaís Roitman, no dia 04 de março, a partir de sua participação no grupo de pesquisa sobre mulheres que estuda o Seminário XX no Vox.

Comments are closed