Como fazer pesquisa no Instituto Vox

Para inscrever um projeto de pesquisa no Instituto Vox é necessário contar com um conjunto de no mínimo três e no máximo cinco pessoas, depois de frequentar por um período as atividades oferecidas pelo instituto. Não há possibilidade de inscrição de pesquisa individual. A inscrição de um projeto de pesquisa implica que, uma vez registrada a pesquisa, cada um dos integrantes do grupo torna-se, automaticamente, de acordo com as Modalidades de Inserção no Instituto. O grupo é considerado dissolvido, ocasionando a perda da categoria de membro a seus integrantes, caso sua composição torne-se inferior a três pessoas em função de desistências durante o percurso. Desde a inscrição até o momento em que o grupo declarar-se encerrado, cada integrante arca individualmente com o pagamento de sua mensalidade.

Conheça as Modalidades de Inserção no Instituto.

 

Do funcionamento do grupo:
Há uma condição de funcionamento que precisa ser atendida para que a pesquisa seja aceita e vigore no Instituto Vox: que o grupo se reúna periodicamente (na frequência determinada de comum acordo entre os integrantes) e que, nestes encontros, estejam todos comprometidos com a leitura/estudo de um mesmo texto ou livro, previamente eleito como bibliografia norteadora da pesquisa. Este texto-mestre deve ser dividido entre os integrantes, de tal modo que haja um responsável por fazer uma leitura comentada da parte do texto que lhe cabe a cada novo encontro do grupo. Por exemplo, se um projeto de pesquisa declara querer estudar determinado tema e elege um dos Seminários de Lacan como texto norteador, no ato de inscrição do projeto o grupo é obrigado a declarar quais membros serão responsáveis pelo comentário de quais capítulos ou partes do texto. Assim, a cada encontro do grupo, um dos membros é responsável por conduzir o comentário daquele dia, contando com a colaboração de leituras auxiliares e bibliografia complementar dos demais integrantes. Não será necessário incluir um calendário das datas previstas para o comentário de cada um no momento da inscrição, considerando que muitas leituras precisam ser prolongadas ou retomadas nos encontros posteriores. As produções escritas ou elaborações adicionais, individuais ou coletivas, que serão suscitadas a partir da leitura nuclear poderão ser apresentadas na jornada de encerramento da pesquisa e também destinadas à Biblioteca Virtual.
Dentre os integrantes do grupo de pesquisa, uma pessoa deve ser eleita pelo grupo para fazer o contato direto com o Instituto Vox sempre que necessário, por e-mail. Não se trata aí de uma função de coordenador, mas sim de indicar um responsável por informar ao instituto o andamento do trabalho, bem como todos os problemas que surgirem durante o processo.
Cada pesquisa deve ter pelo menos dois anos de duração, podendo renovar seu vínculo com o Instituto Vox pelo tempo que interessar aos membros. Para tanto, basta que o responsável envie uma mensagem para o instituto comunicando a decisão de estender o processo.
Uma vez que o grupo esteja comprometido a atender a tais exigências e que seu projeto de pesquisa já tenha sido formalmente inscrito, os membros receberão, por meio do contato do responsável, uma senha que poderá ser utilizada para acessar a lista da bibliografia sobre mulheres, política e psicose, nas obras de Freud e Lacan, já previamente selecionadas pelo Instituto Vox. Esta bibliografia tem a finalidade de facilitar a trilha de investigação para aqueles que desejarem fazer avançar individualmente o trabalho de sua pesquisa, porém não é condição de andamento do projeto. Ao contrário, as referências bibliográficas inaugurais do projeto de pesquisa deverão ser aquelas escolhidas pelos membros do grupo. Ressalte-se ainda que o fundamento e a orientação do Instituto Vox se encontram claramente firmados pelas obras de Sigmund Freud e Jacques Lacan, valendo-se de alguns outros autores e parcerias cujas bibliografias e pesquisas enlaçam-se com o fundamento geral do instituto.

 

Da inscrição e normas para o projeto:
Após escolher um tema de pesquisa, que pode ser tanto dentro do eixo tripartite mulheres, política e psicose quanto sobre outra temática, o grupo deve enviar seu projeto de pesquisa ao Vox. Os objetivos, justificativas e linhas gerais que definem o projeto de pesquisa devem ser enviados por e-mail, sem exceder o limite de 500 palavras. O texto desta mensagem deve discriminar o tema, a bibliografia básica, o texto norteador, os nomes dos participantes e a indicação do responsável, conforme exigências para o funcionamento do grupo.

 

Do processo de encerramento do projeto
O grupo se compromete a escrever um relatório do trabalho realizado ao final da pesquisa, que pode ser individual ou um único documento válido para todos, no qual devem estar descritos os pontos articulados, no sentido dos avanços ou dos impasses.
O projeto de pesquisa só será considerado concluído depois que o grupo entregar ao Instituto Vox seu relatório de conclusão, que ficará disponível na Biblioteca Virtual.
De posse desse material, o grupo marca uma data e escolhe uma pessoa de fora do Instituto Vox para discutir o trabalho. Esse encontro conta com a participação de todos os membros e participantes do instituto e dos convidados do grupo. Sendo informado com antecedência, o instituto se compromete a fazer o convite para a pessoa escolhida pelo grupo e providenciar o espaço para essa ocasião.
Ao final da pesquisa, os membros do grupo poderão escolher continuar membros do Instituto Vox, inscrevendo outro trabalho de pesquisa, nos mesmos moldes indicados anteriormente. Caso decidam não prosseguir com outra pesquisa, cada um poderá se inscrever nas atividades promovidas pelo instituto, agora como participante. Fica evidenciado, portanto, que o título de membro vigora no tempo de duração do projeto de pesquisa.

Comments are closed