Condições para se tornar membro do Instituto Vox

1- A entrada como membro do Instituto Vox de pesquisa em Psicanálise se realiza a partir de um projeto de pesquisa.

2- Para apresentar um projeto de pesquisa ao Instituto Vox é preciso que ele se inclua em um dos três eixos temáticos: mulheres, política e psicose.

3- A inscrição do projeto de pesquisa é apresentado ao Instituto Vox pelo responsável da proposta temática esclarecendo o objetivo do trabalho.

4- O responsável pela proposta temática a ser inscrita no Vox não possui a função de coordenação do grupo. Sua responsabilidade é  manter o contato do grupo com o Vox cumprindo as especificações para sustentação do trabalho. No caso de haverem duvidas ou sugestões do grupo de pesquisa, elas serão sempre comunicadas ao Vox pelo responsável da proposta, ou algum membro que venha a substituí-lo nessa função.

4a- A inscrição de um projeto de pesquisa envolve esclarecer em qual dos três eixos temáticos o trabalho se inclui, o número de participantes, seus respectivos nomes próprios com e-mail e telefone de contato, bibliografia adotada, trabalho discriminado do que cada um irá realizar, tempo de duração, freqüência dos encontros, dia, hora e local onde são realizados.

4b- Cada um dos grupos de pesquisa orienta o trabalho a partir da bibliografia indicada no site do Vox relativa a cada eixo temático em que se inclua. O grupo decide se irá adotar outra bibliografia além da que consta no site do Vox. Para tanto, basta acrescentar na bibliografia a ser estudada.

4c- A proposta temática pode ter como objetivo o estudo de um tema, um livro, um Seminário ou outra modalidade a ser esclarecida.

4d- O tempo de duração da pesquisa é de no mínimo um ano, e no máximo dois anos. A possibilidade de renovação, pelos mesmos prazos, fica a cargo da decisão do grupo, devendo ser comunicada ao Instituto Vox.

4e- O número de participantes de cada grupo é de no mínimo três, e no máximo cinco integrantes. No caso de haver a saída de um membro de um grupo de três participantes o grupo interrompe o trabalho, ou escolhe um outro membro para ser incluído e dar continuidade a proposta.

5- Ao final do prazo estabelecido pelo grupo para a pesquisa há o compromisso, irrevogável, de convidar um profissional de fora do Instituto Vox para discutir sobre o tema. Nessa ocasião, a ser agendada em concordância com o calendário de atividades, todos os membros do Instituto serão convidados para participar, ainda que a discussão seja organizada para contemplar as questões do grupo que organizou o encontro.

6- Caso o grupo de pesquisa decida escrever um ou mais textos ao final do trabalho, ele será publicado na Biblioteca virtual do Vox, segundo o eixo temático que se inclua. Será acrescentado um esclarecimento de que o texto foi escrito a partir do trabalho de pesquisa no Vox, sendo de inteira responsabilidade dos autores o que consta nele.

7- A inscrição do projeto de pesquisa no Instituto Vox somente se realiza uma vez que seja especificado o que cada membro irá trabalhar. Não há inscrição de projeto de pesquisa sem que cada um dos membros se comprometa a participar apresentando os textos a ele referidos.

8- A condição de membro do Instituto Vox é valida durante o tempo de duração do trabalho, finalizado esse prazo perde-se a condição de membro, podendo ser retomada mediante outro projeto, nas mesmas condições acima esclarecidas.

9- O membro do Instituto Vox se compromete a pagar uma mensalidade (R$200,00*) que permite:

9a- inscrever projetos de pesquisa

9b- assistir ao Seminário “Fundamentos da clinica do psicanalista, pelas psicoses”

9c- participar das atividades promovidas pelo Vox, quais sejam, trabalhar com os convidados para discussão do projeto depois de finalizado o tempo de pesquisa, participar das reuniões convocadas pelo Vox  para trabalhar os temas escolhidos durante a pesquisa

9d-  publicar textos na Biblioteca virtual, desde que se incluam nos três eixos temáticos

9e-  apresentar texto para ser selecionado pela Comissão editorial da Revista eletrônica quando de seu funcionamento.

Na medida em que outras iniciativas sejam adotadas pelo Vox para proporcionar o avanço dos trabalhos, os membros terão acesso a elas, considerando os limites que se fizerem necessários.

10- Caso o interessado em realizar pesquisa no Vox não possua contato direto com seus membros, mas tenha interesse de participar, o Instituto Vox se compromete a manter no ar, durante um mês, a proposta de pesquisa de forma a que seus membros possam avaliar o interesse de se incluir nela. Será necessário que o autor da proposta acrescente um currículo que esclareça seu percurso e interesse. As mesmas condições acima mencionadas se mantêm no presente caso.

11- No caso dos interessados em inscrever um projeto de pesquisa no Vox decidam se valer da bibliografia que consta no site do Instituto, tão somente, poderão se valer de um conjunto de textos ou Seminário, que considerem compatível ao tempo que escolheram para realizar o trabalho. Caso desejem receber orientação no sentido dos textos que mantêm ligação mais próxima, basta enviar solicitação de esclarecimento ao Instituto para saber quais deles merecem ser privilegiados nesse primeiro compromisso.

12- No caso dos interessados em inscrever um projeto de pesquisa participem há mais de dois anos nas atividades do Seminário “Fundamentos da clinica do psicanalista, pelas psicoses”, e tenham apresentado comunicação em uma Jornada promovida pelo Seminário, poderão inscrever o projeto de pesquisa com uma bibliografia escolhida, a ser acrescentada nela somente um texto, ou mais textos que constam no site do Vox. Nesse caso, basta enviar o projeto de pesquisa ao Vox e receber sugestões, caso considerem necessárias ao objetivo do trabalho. As demais condições acima indicadas continuam sendo necessárias para levar o trabalho adiante.

13- No caso do projeto de pesquisa ser organizado a partir de um ou mais textos indicados para estudo no Seminário “Fundamentos da clinica do psicanalista, pelas psicoses”, o projeto poderá incluir, ou não, a bibliografia que consta no site do Vox, uma vez que elas coincidem em muitas ocasiões. Os mesmos compromissos se mantêm em vigor, no tocante ao trabalho no Vox.

*o vencimento da mensalidade será todo dia 5, sendo que haverá 5% de acréscimo no valor após essa data.

Comments are closed